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6 dicas para emagrecer e perder a barriga

Para emagrecer e perder a barriga é necessário uma mudança de hábitos e estilo de vida. É preciso que pequenas atitudes sejam feitas diariamente. Além disso, em um processo de emagrecimento, é aconselhável não ficar subindo na balança todos os dias para verificar se engordou ou emagreceu. Isso gerar ansiedade e pode interferir no processo. O ideal é se pesar uma vez por semana, sempre no mesmo horário. Para as mulheres: no período menstrual é normal estar um pouco mais inchada, por isso não se preocupe se ganhou peso nessa época.

Confira abaixo 6 dicas para emagrecer e perder a barriga

1. Coma devagar e respeite a saciedade do corpo

Comer devagar permite que o estômago saciado avise o cérebro que recebeu comida suficiente. Esse sinal ocorre antes do estômago estar completamente cheio e deve ser interpretado como o corpo avisando que não precisa mais de comida no momento. Quem tem o hábito de comer rápido demais, não percebe esse sinal de saciedade. Além disso, quem come rápido deixa de aproveitar a comida e o prazer da refeição.

Respeitar a saciedade é um dos pontos principais para emagrecer e evitar o ganho de peso.

2. Beba mais água durante o dia

Deve-se beber muita água entre as refeições. Isso irá ajuda a reduzir a fome e a evitar a retenção de líquidos. Quanto mais água você bebe, mais urina seu organismo produz e, com isso, mais você elimina toxinas.

  • Além de água, o que você pode beber: água de coco, sucos naturais sem açúcar (não servem sucos de pacote), chás sem açúcar.
  • O que você não deve beber: refrigerantes, sucos em pó ou em caixinhas, achocolatados e bebidas alcoólicas.

A quantidade de água recomendada pra cada pessoa varia entre 1,5 e 3 litros por dia.

3. Faça algum exercício

O tipo de exercício não é o mais importante. Porém a regularidade da prática, sim. O ideal é que você se movimente 3 vezes por semana. Além isso algumas atividades diárias podem fazer toda a diferença:

  • Use escadas ao invés do elevador
  • Saia para um passeio de 10 minutos após o almoço
  • Dê uma volta com seus filhos ou animal de estimação a noite.

4. Coma de tudo, mas sem exagerar nas quantidades

Para o bom funcionamento, o corpo precisa de todos os nutrientes. Dietas muito restritivas não são indicadas e as chances de você ganhar peso depois são altas. Assim, as melhores dicas para você emagrecer são:

  • Evite o consumo de açúcar refinado na rotina diária, tomando café, leite, iogurtes, chás e sucos sem açúcar;
  • Adicione 1 colher de sobremesa de sementes como linhaça, gergelim e chia nos sucos e iogurtes;
  • Coma 5 castanhas ou 10 amendoins por dia;
  • Escolha apenas uma fonte de carboidrato por refeição e de preferência vindos de alimentos naturais: frutas, batatas, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha;
  • Coma salada crua antes do almoço e do jantar;
  • Adicione 1 colher de sopa de azeite extra virgem no almoço e no jantar;
  • Evite comer após estar saciado;
  • Evite comer por desejo ou por emoções como ansiedade e tristeza

5. Evite passar muitas horas sem comer

Passar muitas horas sem comer pode fazer com que você escolha alimentos ricos em calorias e gordura ao invés de fazer uma boa alimentação. Por isso, as dicas são:

  • Carregue sempre castanhas, amendoim, frutas, lascas de coco ou frutas secas para comer entre as refeições;
  • No trabalho, deixe 1 iogurte natural integral na geladeira;
  • Coma petiscos de legumes enquanto prepara o jantar: palitos de cenoura, pepino com abacate amassado e temperado com sal e pimenta, tomate em cubos grandes com uma pitada de sal e azeite, lascas de coco ou 1 ovo cozido.

Caso não seja possível fazer essas refeições ao longo do dia, concentre em manter a qualidade da sua próxima refeição.

6. Anote tudo o que comer

Anotar tudo o que se come durante o dia é uma boa estratégia para emagrecer. Dessa forma é possível ter maior consciência do que se come e, assim, identificar erros ou pontos a melhorar. É recomendado que os registros sejam feitos diariamente, logo após as refeições. Assim fica mais fácil de lembrar o que foi consumido. Marque sempre se a refeição foi um café, almoço, jantar ou lanche, tente colocar  a quantidade aproximada de cada alimento e onde aconteceu a refeição. Mantenha esse diário por pelo menos 7 dias para que seja possível ter uma ideia melhor de seus hábitos alimentares.

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