Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Centro Histórico de Curitiba

Foto: Ivan Bueno/SMCS (arquivo)

A Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais teve origem no meio das ruas de pedras do Largo da Ordem. No final do século XVII a vila cresceu, ganhou destaque, até que no final do século seguinte, a cidade ganhou o nome de Curitiba. Nos séculos XVIII e XIX o Largo da Ordem foi um grande ponto de movimento comercial. Muitos dos prédios da região datam deste período e ainda abrigam comércios agitados e traços da história da cidade.

Caminhar pelo Centro Histórico de de Curitiba é se deparar com prédios que marcam séculos passados contrastando com edifícios modernos da atual metrópole. Um dos prédios mais importantes da região é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas ou, como chamam os moradores, Igreja da Ordem. Fundada em 1737 como Igreja de Nossa Senhora do Terço, ela é o templo religioso mais antigo da cidade e abriga também o Museu de Arte Sacra. Outra construção na região, esta destinada ao culto dos escravos e localizada na Praça Garibaldi, é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito. O prédio atual foi inaugurado em 1946 no lugar da igreja original, demolida em 1931.

Dentre os destaques históricos da cidade estão a Casa Romário Martins, onde hoje é um pequeno centro cultural; a Casa Vermelha, local que abriga um dos bares mais tradicionais da cidade: o Bar do Alemão; um pouco mais acima, o Palácio Giuseppe Garibaldi, casa de eventos que serviu originalmente ao encontro de imigrantes italianos e onde está localizado o relógio de flores. Seguindo em direção a Praça Tiradentes estão painéis de Poty Lazzarotto, um dos artistas curitibanos mais renomados da história.

Todos os domingos acontece no Largo da Ordem uma feira tradicional, especializada em gastronomia, artesanato e antiguidades. Esse é um programa obrigatório para quem deseja respirar os ares da capital paranaense. A região do Centro Histórico é repleta de lojas, bares tradicionais e restaurantes.

Se você mora em Curitiba ou está apenas de passagem, conhecer e curtir o Centro Histórico é obrigação! Desfrute dos bares e respire a história da capital dos pinheirais.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba