Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Como fazer slime caseiro

Quem hoje está na faixa dos trinta anos, com certeza lembra ou brincou muito com a aquela massa molinha chamada amoeba ou geleca. Essa distração voltou e a criançada que não conhecia está adorando a novidade, que hoje é chamada de slime ou slime fluffy. Então vamos aprender a como fazer slime caseiro com ingredientes simples que todo mundo tem em casa.

O slime nada mais é do que uma massa fofinha com cores alegres e vibrantes ou super coloridas. Mexer e amassar o slime não é apenas brincadeira de criança, mas uma distração para quem quer aliviar o estresse ou distrair a mente depois de um dia cheio no trabalho.

 O que é o slime?

Também conhecido como slime fluffy, é uma massinha bem mole, parecido com uma geleca com vários tipos de cores.

A vantagem de fazer o slime caseiro é poder personaliza-la com diversas cores desde os tons candy (tons pastel), cores metalizadas ou super coloridas.

As crianças adora brincar com slime pois além de melhorar o foco e atenção, traz muitas vantagens:

  • Ajudam na experiência sensorial das crianças;
  • Ajudam na atividade motora no movimento com as mãos;
  • Melhora a atenção na manipulação das cores;
  • Ajuda a melhorar o foco em crianças hiperativas ou com déficit de atenção.

Mas não é só com as crianças que o slime pode ajudar. Já ficou observado alguns vídeos no instagram de pessoa manipulando essa massinha? Só de olhar já causa uma sensação de bem-estar.

Porque o slime ajuda a aliviar o stress?

Se você está se perguntando porque o slime provoca essa sensação de relaxamento, a resposta pode estar mesmo na nossa própria fisiologia humana.

O mundo evoluiu mais rápido do que o nosso corpo, ou seja, as multitarefas, o excesso de informação e uma rotina de trabalho que exige cada vez mais do nosso cérebro nos deixam cada vez mais ansiosos e estressados.

Lembra do hand spinner, aquele brinquedo de rodar com os dedos? Então, a função é parecida. Tirar o foco das várias atividades e dar uma alívio para a nossa mente, focando em apenas uma atividade.

Outras vantagens do slime:

  • Aliviar o stress;
  • Combater o excesso de ansiedade;
  • Ideal para quem é hiperativo;
  • Ajuda a manter o foco;

Como fazer slime caseiro

Separamos algumas receitas para fazer slime em casa com os ingredientes mais simples de encontrar. Apenas uma das receitas é adicionado o Bórax, mas que é facilmente encontrado e é bem baratinho. Vamos as receitas?

Receita 1: Slime caseiro com talco e cola branca

Essa receita de slime utiliza apenas 2 ingredientes e super fácil de fazer. O adicional fica por conta das cores.

Materiais necessários

  • Corante culinário das cores de sua preferência
  • 1 tubo de cola branca pva
  • Talco de pé (qualquer um, do tipo de tênis pé)
  • Recipiente de vidro para fazer o slime

Como fazer

  1. Em recipiente de vidro, coloque a quantidade de cola branca necessário para o tamanho do slime. Quanto mais cola, maior o slime irá ficar.
  2. Adicione o corante culinário das cores de sua preferência. Misture, dose as quantidade e solte a imaginação nessa hora! Mexa bem para incorporar a cor.
  3. Vá adicionando ao poucos o talco de pé e misturando bem. Cuidado na quantidade de talco para não endurecer seu slime. Deixe sua mistura descansar por 5 minutos e pronto!
  4. Guarde seu slime em um pote com tampa. Dessa maneira ele vai durar muito mais tempo sem endurecer.

Receita 2: Slime caseiro com bórax

Essa receita de slime leva o bórax que apesar do nome estranho é um produto muito útil para se ter em casa. E na receita de slime fluffy, faz com que a geleca dure muito mais tempo que as outras receitas.

O bórax é um mineral natural chamado Tetraborato de sódio, muito comum na utilização de produtos de limpeza. A vantagem que ele é natural e não prejudica o meio ambiente.

Materiais

  • Cola branca pva
  • Bórax (você encontra na internet facilmente. Em média R$14,00 o quilo no Mercado Livre)
  • Shampoo neutro Infantil (Johnson ou similar)
  • Amido de milho (Maizena)
  • Creme hidratante
  • Espuma de barbear
  • Óleo de bebê
  • Corante alimentício

Como fazer

Em uma vasilha (de preferência de vidro), adicione a cola branca na quantidade que quiser. Essa medida de cola é o tamanho da sua slime. Adicione o corante e misture.

Em seguida, coloque uma colher de sopa bem cheia de espuma de barbear. Se você utilizar mais do que 300ml de cola, adicione 2 colheres de espuma. Na sequência, uma colher de hidratante. Misture bem.

Acrescente o 1 colher de shampoo, uma colher de chá de óleo de bebê, uma colher de amido de milho. Misture bem.

Preparando o bórax para fazer o slime: Misture uma colher de chá de bórax em uma garrafinha de 240ml de água morna. Agite bem para misturar. Aguarde alguns minutos para a mistura reagir bem.

Por último, adicione o bórax aos pouco e vá misturando bem. Coloque uma colher por vez até ganhar a consistência ideal. Por fim, guarde em um potinho com tampa.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba