Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Como limpar a tábua de cortes

destaque-tabua-de-cortO cuidado com a limpeza das tábuas de corte é muito importante para nossa saúde. Algumas tábuas, após certo tempo de uso, apresentam fissuras na superfície, criando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos.

Esse cuidado começa já na escolha da tábua de cortes. Há no mercado três variações de tábuas: de madeira, de plástico e de vidro. A mais recomendada é a de vidro, pois não sofre fissuras e pode ser limpa apenas com água e sabão e até ir para a lava-louças. O problema desse utensílio em vidro é que ele desgasta o fio das facas, não sendo o queridinho dos chefs.

Já as feitas de madeiras são as que trazem mais riscos para a saúde. As facas abrem fissuras no utensílio, transformando a tábua em um grande proliferador de bactérias. Para evitar esse problema, após a limpeza do dia a dia, feita com água e sabão, borrife vinagre sobre a superfície, deixe agir por 5 minutos, enxague bem e seque com papel toalha. Lembre-se de guardá-la em local arejado e longe da umidade.

As tábuas de corte feitas de plásticos também podem apresentar fissuras, mas em menor quantidade que a de madeira, sendo uma das mais comercializadas. Para sua limpeza utilize detergente neutro.

Independente da sua escolha, uma mistura é infalível para a limpeza de todas as tábuas de corte: faça uma pasta consistente utilizando bicarbonato de sódio, sal e água, esfregue com o auxílio de uma bucha limpa em toda a superfície, deixe por 5 minutos e enxágue bem. Para uma limpeza mais profunda, uma vez por mês mergulhe a sua tábua em uma solução de uma colher de água sanitária para um litro de água durante 20 minutos.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba