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Como melhorar o sistema imunológico

O inverno está chegando. Para evitar problemas maiores de saúde e se prevenir de várias doenças é importante fortalecer o sistema imunológico. Fazer isso não é nenhum segredo: basta comer alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura e açúcar, evitar comida com corantes e conservantes. Existem vários remédios e suplementos que também ajudam nesse processo.

Além da alimentação, para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente,  é recomendado não fumar, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, dormir de 7 a 8 horas por noite, tomar ao menos dois litros de água ao dia, evitar o estresse, expor-se ao sol diariamente e consumir bebidas alcoólicas com moderação. Essa rotina é ideal para as pessoas seguirem ao longo da vida, não apenas em momentos que nos encontramos doentes ou com facilidade para adoecer.

Alimentos que aumentam a imunidade

Como já falamos, a alimentação é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo. Veja onde encontrar essas vitaminas e minerais:

  • Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
  • Selênio: castanha do pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo;
  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;
  • Vitamina A: cenoura, babata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.

Essas medidas são fundamentais para evitar doenças. Veja também: Como se proteger do coronavírus (COVID-19).

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