Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Como se proteger do coronavírus (COVID-19)

O coronavírus detectado na China em dezembro de 2019 dá origem à uma infecção chamada COVID-19. Os sintomas da doença são parecidos com os de uma gripe comum: febre, tosse, falta de ar e dor de cabeça. Pesquisadores do mundo inteiro buscam compreender mais sobre a doença, formas de conte-la e quais remédios são eficazes. Por hora, a única coisa que podemos fazer é tomar uma série de cuidados.

Cuidados gerais para se proteger do coronavírus

Quando as pessoas não estão infectadas, as orientações são para evitar uma possível contaminação. Essas medidas valem para se proteger de qualquer tipo de vírus.

  1. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos. Aumentar os cuidados se tive contato com alguém que possa estar doente.
  2. Evitar frequentar locais públicos, preferindo ficar em casa o máximo de tempo possível;
  3. Cobrir a boca e nariz sempre que precisar tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a própria roupa;
  4. Evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca;
  5. Utilizar máscara de proteção individual para cobrir o nariz e a boca sempre que precisar estar num local fechado ou com outras pessoas;
  6. Não compartilhar objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias, como talheres, copos e escovas de dentes;
  7. Manter os ambientes fechados bem arejados, abrindo a janela para permitir a circulação de ar;
  8. Cozinhar bem os alimentos antes de ingerir, especialmente carne, e lavar ou retirar a casca de alimentos que não precisem ser cozidos, como frutas.

Cuidados para se proteger do coronavírus em casa

Durante uma situação de pandemia é necessário ficar em casa o máximo de tempo possível. O contato com áreas públicas facilita a transmissão do vírus. Em casa, é importante:

  1. Retirar os sapatos e roupas na entrada de casa, principalmente se esteve em locais de alta circulação ou em contato de várias pessoas;
  2. Lavar as mãos imediatamente ao entrar em casa;
  3. Limpar regularmente as superfícies e objetos que são mais utilizados, como mesas, balcões, maçanetas, controles remotos ou celulares. Para a limpeza pode ser usado o detergente normal ou uma mistura de 250 ml de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio). A limpeza deve ser feita com luvas;
  4. Lavar as roupas utilizadas para sair de casa com mais frequência. O ideal é lavar na temperatura mais alta recomendada para o tipo de tecido;
  5. Evitar compartilhar pratos, talheres ou copos com amigos e familiares;
  6. Evitar o contato muito próximo com os familiares, especialmente com aqueles que precisam ir regularmente a locais públicos, evitando beijos ou abraços durante períodos de maior epidemia.

Caso uma pessoa da sua case apresente sintomas como febre, tosse ou coriza, deixe-a em um quarto isolado. Esse local não precisa de nenhuma proteção especial mas deve ficar sempre com a porta fechada e a pessoa do doente deve sair do cômodo o mínimo possível. Quando for preciso sair, para ir ao banheiro, por exemplo, é importante que seja utilizada uma máscara. O local onde essa pessoa se movimentou também precisa ser limpo e desinfectado e todo e qualquer objetivo que a pessoa tenha utilizado deve ser transportado com o auxilio de luvas e lavado imediatamente com água e sabão. Quando uma pessoa saudável precisar entrar no quarto é importante lavar as mãos antes e depois de estar no cômodo e utilizar luvas e máscaras descartáveis.

Cuidados para se proteger em locais públicos

Só saia de casa se for indispensável. Se precisar ir em algum lugar público, tome os seguintes cuidados:

  1. Ficar o mínimo de tempo possível no local;
  2. Evitar utilizar as maçanetas das portas com as mãos, usando o cotovelo para abrir a porta sempre que possível;
  3. Lavar as mãos antes de sair do local público, para evitar contaminar o carro ou a casa;
  4. Ir nos locais quando houver menos gente.

Se tiver alguma dúvida ou suspeita de estar contaminado com o COVID-19 entre em contato com as autoridades de saúde da sua região.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba