Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Como tirar chulé dos calçados

O pé é uma das partes do corpo que mais sofre com a falta de ventilação. Ao transpirar o suor serve de alimento para bactérias que liberam compostos químicos responsáveis pelo mau cheiro. Para acabar de vez com esse problema, siga essas dicas:

Para tirar chulé de meias e palmilhas removíveis

  • Lave as meias ou palmilhas com sabão que antibactericida. Deixe secar no sol para ajudar o processo.
  • Meias de algodão absorvem melhor a umidade dos pés. Elas são mais recomendadas para evitar o chulé, principalmente em dias quentes.
  • Para evitar a proliferação de bactérias, não utilize o mesmo par de meias por mais de dois dias seguidos.

Como tirar chulé de calçados

A melhor maneira de tirar o chulé dos calçados é higieniza-los bem. Se for possível, retire as palmilhas e lave-as frequentemente. Molhe uma escova macia em uma mistura de água e sabão bactericidas, esfregue-as, enxágue e deixe secar no sol.

Tênis e sapatilhas são as peças favoritas das pessoas para o dia a dia. Eles são práticos e confortáveis porém são os principais causadores de chulé. A boa notícia é que a maioria dessas peças você pode lavá-las na máquina. Para isso utilize água fria, coloque os calçados dentro de sacos específicos de lavagem ou em uma fronha para evitar danos. Se tiver dúvida se o calçado pode ou não ser lavado na máquina, consulte a etiqueta. A lavagem na máquina é recomendada para itens feito de tecido, lona, pano, plástico e borracha.

Como tirar o chulé de calçados que não podem ser lavados na máquina ou sem precisar lavar calçados

Se você utiliza sapatos de couro, camurça, cetim ou outro material que não pode ser lavado a máquina, há outras formas de remover o chulé. Esse procedimento pode ser utilizado em todos os sapatos como uma forma de amenizar o chulé sem que o calçado precise ser lavado. Basicamente, coloque dentro do calçado e deixe pernoitar a seguinte mistura:

  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • Uma colher de chá de sal

No dia seguinte, remova todo o resíduo (se for preciso, utilize um pano seco). O sal serve pra retirar a umidade e a propagação de bactérias e o bicarbonato remove o chulé.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba