Foto: Pedro Ribas/SMCS

Parque São Lourenço

02/06/2021

O Parque São Lourenço é um dos principais parques de Curitiba. Com uma área de 204 mil m² sua criação ocorreu após uma enchente do Rio Belém em 1970. Essa enchente provocou um rompimento da represa do São Lourenço, paralisando uma fábrica de adubos e uma fábrica de cola que funcionavam na região.

Inaugurado oficialmente em 1972, o Parque São Lourenço é um dos mais antigos da cidade. Além de uma belíssima área verde com uma pista de corrida que dá ares de Central Park, o São Lourenço também auxilia no combate às enchentes da capital paranaense.

O local é um convite à prática de atividades físicas e à diversão. A área possui playground, ciclovia, quadras de futebol e vôlei, churrasqueira e áreas para piquenique. Além disso o Parque São Lourenço possui uma pista para carrinhos de rolimã.

As antigas instalações das fábricas foram reformadas e o local abriga hoje o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas. Essa área possui uma exposição permanente das obra de João Turin, precursor do paranismo. O espaço cultural exibe esculturas, bustos e baixos relevos do artista paranaense. Sua arte exalta o índio e os elementos naturais característicos do estado. Algumas obras de Turin foram ampliadas em proporções heróicas (equivalentes a duas vezes e meia a medida de um homem) e fazem parte do Jardim das Esculturas.

Neste local ainda vai ter teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná e capela em memória às vítimas do covid-19. Uma loja de souvenires da rede #CuritibaSuaLinda e um café também estão previstos.

Com a reformulação do Parque São Lourenço, Curitiba ganha um espaço que alia cultura, turismo, meio ambiente e lazer.

Localização e Endereço

  • Parque São Lourenço: Rua Mateus Leme, esquina com a Rua Nilo Brandão.
  • Telefone: (41) 3313-7192/3255-3824 

Horário de Funcionamento

Todos os dias das 6h às 22h.

Ônibus

  • Linha Turismo
  • Convencional: Abranches, Vila Suíça, Jardim Chaparral, Taboão – Água Verde ou Mateus Leme (Praça Tiradentes).