Parque Tanguá

19/05/2021

Inaugurado em 23 de novembro de 1996 o Parque Tanguá é um dos principais parques de Curitiba. Ele possui 235.000 m² e está localizado na região norte da capital paranaense, entre os bairros Pilarzinho e Taboão.

O parque foi construído onde haviam duas pedreiras pertencentes à família Gava que foram desativadas na década de 70. Por pouco o espaço não se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Felizmente esse projeto foi abandonado e o local tornou-se um dos mais belos parques do Brasil.

O Tanguá faz parte do projeto de conservação da bacia do Rio Barigui, próximo da sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Além de preservar as áreas verdes, o parque ainda ajuda no controle de enchentes da cidade.

O espaço do Parque Tanguá é divido em duas áreas: a superior e a inferior.

Na área superior, construída em cima de uma pedreira de 65 metros, está o Jardim Poty Lazzarotto, uma homenagem a um dos maiores artistas plásticos curitibanos. O jardim, em estilo francês, foi inaugurado em 1998 e possui canteiros de flores e espelhos d’água. Nessa área também belvedere, uma construção em forma de coroa que serve como um mirante e oferece uma linda vista panorâmica da cidade de Curitiba e da parte inferior do parque.

Ainda na área superior, existe uma cachoeira artificial (que pode ser apreciada melhor na parte de baixo), um chafariz, uma lanchonete, lojas de souvenires e uma base da Guarda Municipal.

O pôr do sol nessa área é um espetáculo a parte. Nos dias ensolarados o visitante pode ver o sol baixando no horizonte fazendo a paisagem ficar ainda mais bonita. Quando as luzes estão prestes a se apagar o chafariz do Jardim Poty Lazzarotto tem seus jatos desligados formam um espelho d’água deslumbrante.

Na parte inferior encontra-se um lago artificial, uma lanchonete, um mirante de onde é possível contemplar a cascata artificial, um túnel que liga as duas pedreiras, lagos, pistas de caminhando e lanchonetes.

Para atravessar o túnel de 45 metros de extensão por dentro da rocha em uma passarela sobre a água é necessário agendar uma visita. Os interessados devem entrar em contato com o Laboratório Geológico do Parque Tanguá através do email visitaguiadatunel@curitiba.pr.gov.br. Não é feito agendamento por telefone. As visitas acontecem aos sábados, às 09h30 e tem duração de 1 hora e meia.

Em relação a fauna, o Parque Tanguá também é privilegiado. O local abriga patos, morcegos, gambás, tatus, marrecas, cobras-d’água e várias espécies de pássaros. Já a flora é composta por branquillhos, veludos, maria-mole, tarumã, aroeira, congonha, bormélias, araucárias, canela, passegueiro-bravo, carvalhos, cafezeiro-bravo, erva mate, entre outras espécies. Se você visitar o Tanguá na época de flora das cerejeiras ainda poderá contemplar um show de cores e contrastes a parte.

Serviço – Informações do Parque Tanguá

  • Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Bairro: Taboão / Pilarzinho
  • Telefone: (41) 3352-7607 / 3352-5404 (Guarda Municipal)
  • Entrada: Gratuita
  • Horário de funcionamento: 6h às 22h.
  • Ônibus: Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro), Bracatinga, Interbairros II, Primavera, Santa Felicidade – Santa  Cândida.
  • A Linha Turismo tem parada no Parque Tanguá.