Valsa de Apartamento

17/03/2021

Devido a pandemia do (não tão) novo Coronavírus estamos há praticamente um ano sem poder participar de atividades culturais. Infelizmente a área de entretenimento deve ser uma das últimas a voltar à normalidade.

No entanto, para divulgar a temporada 2021 do Balé Teatro Guaíra, a companhia teve uma ideia inusitada, chamada de Valsa de Apartamento. Esse vídeo foi filmado com o auxílio de drones e traz proximidade do expectador com os bailarinos.

Com um ambiente intimista as filmagens da Valsa de Apartamento foram feitas nas casas dos próprios artistas. Segundo a diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, essa ideia surgiu para aproximar o público com a arte depois de um ano longe das apresentações culturais. “Foi uma forma de agradecer a todas as pessoas que acompanham nosso trabalho e não deixaram de fazer parte da história do Guaíra ainda que de forma virtual”.

A coreografia foi criada pelo bailarino João Vitor Rosa, que passou horas em vídeo-chamadas para acertar os detalhes da dança. “Valsa de Apartamento ilustra nossa maior vontade: estarmos junto do público novamente. Nessa coreografia lembramos do tempo em que dançávamos juntos para imaginar esse futuro encontro”, afirmou João em entrevista. 

Segundo ele, a escolha da valsa também é uma representação do momento que vivemos. “A valsa de Shostakovich embala os bailarinos em um pêndulo para expressar o que todos sentimos: a necessidade de dar um passo atrás para em seguida dar um passo à frente. O ir e vir da vida nos lembra que momentos melhores virão para estarmos juntos no palco novamente dançando sem limites”.

Confira o vídeo da apresentação Valsa de Apartamento do Teatro Guaíra.