Como praticar a gratidão diariamente

29/09/2020

Como já vimos no site da Revista Vertical a gratidão tem o potencial de transformar vidas. Quando mudamos nosso pensamento e passamos a agradecer mais e desfrutar as coisas, temos melhorias de saúde, passamos a ser mais felizes e abrimos nossas vidas para agarrar melhores oportunidades.

Já está comprovado que quem pratica o sentimento de gratidão tem maior capacidade de perdão, vive com mais alegria e entusiasmo, é mais otimista em relação ao futuro e se torna uma pessoa mais agradável. No entanto, para se tornar uma pessoa realmente grata, é preciso ter uma grande força mental e disciplina.

Para te ajudar no processo de se tornar uma pessoa mais grata, reunimos 10 dicas práticas sobre o assunto.

1. Lembre-se das coisas pelo que você passou

Lembrar de algumas coisas do passado ajuda você a viver melhor seu presente. Se você não se lembrar de como era estar doente, desempregado ou de coração partido é menos provável que você possa apreciar sua saúde, seu emprego e seu relacionamento atual.

2. Faça três perguntas

Todas as noites, no fim do dia, faça três perguntas:

  • O que eu recebi de alguém?
  • O que eu dei para alguém?
  • Que problemas ou dificuldades eu criei pra alguém?

Essas perguntas possibilitam um momento de auto-reflexão e te ajudam a lidar melhor com os problemas e relacionamentos interpessoais.

3. Prometa

Como já falamos, para praticar a gratidão é necessário ter uma grande força mental e disciplina. Para isso faça votos de ser uma pessoa mais grata hoje e renove esses votos diariamente.

4. Aprecie o momento

Excesso de futuro causa ansiedade. Excesso de passado causa rancor e sentimentos ruins. Viva mais o presente, desfrute o momento e das coisas boas que possui.

5. Respire

Para conseguir praticar a gratidão é preciso estar conectado com o momento e com as coisas que te circulam. Muitas vezes, devido a nossa rotina, estamos tão atarefados que mal temos consciência do que estamos fazendo. Para te ajudar nesse quesito, a dica é fazer um exercício simples:

  1. Desacelere, feche os olhos e foque sua atenção em sua respiração;
  2. Inspire e respire profundamente por 4 ou 5 vezes.
  3. Abra os olhos e veja tudo o que está ao seu redor. Analise as coisas positivas que estão em seu ambiente e seja grata por cada uma delas.

6. Pare de reclamar

A reclamação influencia como seu cérebro e seus pensamentos entendem o mundo. Aquilo que você fala e pensa pode se tornar seu comportamento.

7. Simule a gratidão

Por mais que seja difícil praticar gratidão, no início, simule que você é grato por tudo. Aos poucos você estará comprometido com a prática e realmente passará a ser mais grato.

8. Pense lateralmente

Pessoas que tenham te prejudicado em algum momento podem causar mágoas e remeter a sentimentos ruins. Porém, ao invés de nutrir estes sentimentos, por que não ser grato a essas pessoas? As experiências ruins pelas quais você passou vão te ajudar a ser alguém melhor em algum quesito. Outra dica importante é ser grato sempre a alguém que você ajuda de alguma forma. Isso traz um sentimento de importância e felicidade.

9. Faça um diário

Anote diariamente as coisas pelo que você é grato. Quando você precisar reafirmar que sua vida é boa e prazeirosa, basta olhar para suas anotações.

10. Seja criativo

Procure novas situações e oportunidades para ser mais grato, especialmente quando as coisas não vão bem.

Essas práticas de gratidão podem realmente transformar sua vida, fazendo com que você se torne uma pessoa melhor e mais feliz.