É preciso colocar óleo na hora de cozinhar o macarrão?

29/03/2021

O macarrão é um dos pratos mais simples e práticos de serem preparados. Uma crença popular nos faz colocar um fio de azeite ou óleo na panela de água fervendo para cozinhar o macarrão. Reza a lenda que isso fazer com que a massa não grude e fique mais soltinha. Mas será que é realmente é necessário?

Para responder essa questão, consultamos alguns especialistas e a resposta foi unânime: não é preciso colocar óleo na hora de cozinhar o macarrão. Inclusive, isso só prejudica o prato.

A forma correta de cozinha macarrão é colocando a quantidade certa de água. Ou seja, nada de colocar pouca água para muita massa. Essa água faz a diluição do amido e faz com que o macarrão não grude.

Ao colocarmos óleo no macarrão, esse processo faz com que a massa fique mais escorregadia e, por esse motivo, o molho que irá acompanhar seu prato não grudará no macarrão. O certo é apenas cozinhar a massa com água e sal, sem a necessidade de colocar óleo.

Outra dicas para preparar macarrão

É preciso colocar sal na massa ou apenas no molho?

Você pode colocar sal na água do macarrão. Isso dará mais sabor no seu preparo.

Precisa lavar o macarrão antes de preparar?

Não se lava macarrão. Quando se prepara o macarrão com água fervente em abundância e sal, o macarrão sai pronto e limpinho.

Qual é a forma correta de servir o molho? Misturar ou servir separado?

O mais indicado é misturar. O molho será grudar na massa e isso dará mais sabor ao seu prato.

Meu macarrão não coube na panela. Posso quebrá-lo?

Não. Coloque a massa em água fervente. Depois de alguns segundos o macarrão irá amolecer. Quando isso ocorrer, com a ajuda de um garfo, ajeite a massa dentro da panela e pronto!