Exercícios para praticar a gratidão

18/09/2020 |

Você já viu no site da Revista Vertical os benefícios da gratidão para a saúde e como praticar a gratidão diariamente. Porém, quais são os melhores exercícios para se praticar a gratidão?

Se você está chegando agora, saiba que gratidão é muito mais que dizer obrigado para um presente. É ser realmente agradecido por isso. É um sentimento de admiração e apreciação da vida.

A prática da gratidão oferece vários benefícios, como o aumento do sistema imunológico, melhoria do sono, felicidade continua e melhoria dos relacionamentos interpessoais. Além disso esse sentimento também bloqueia as emoções tóxicas como a inveja e o ressentimento.

Confira alguns exercícios para praticar a gratidão e transformar sua vida

  1. Escreve 200 motivos pelo qual você é grato: durante sua vida toda você recebe inúmeras bençãos. Coloque elas no papel, desafiando-se a escrever 200 itens pelos quais você deve agradecer. Esse número é alto, mas proponha-se a isso. Você verá que é possível até ultrapassar 200 motivos pelo qual você é grato.
  2. Faça um diário de gratidão: coloque todas as coisas pelas quais você é grato em um diário. Aos poucos você vai perceber os benefícios que isso trará para sua vida. Existem pesquisas que apontam que as pessoas que possuem um diário de gratidão vivem mais felizes e com mais saúde.
  3. Escreva uma carta de gratidão: escrever uma carta agradecendo alguém que lhe ajudou de alguma forma traz inúmeros benefícios, tanto para quem escreve quanto para quem recebe. Quem recebe e lê a carta percebe sinais de reconhecimento e isso ajuda a aumentar a autoestima. Quem escreve ajuda a transparecer um sentimento e fica feliz pela alegria alheia.
  4. Cuide de você: nós só estamos aqui porque temos um corpo e uma vida. Seu corpo é a estrutura que permite que você viva toda e qualquer situação. Por isso alimente-se com comidas, bebidas e sentimentos que lhe façam bem.
  5. Ressignifique as dificuldades: em vários momentos de nossas vidas passamos por situações complicadas e desafiadoras. Porém, será que não há nada de bom nessas adversidades? Essa atitude não irá fazer com que você deixe de sentir a dor ou a perda, no entanto tirará o foco do obstáculo e colocará sua atenção nas oportunidades e desafios.