Plantas que melhoram a qualidade do ar e você pode cultivar em casa

03/03/2021 |

Plantas são usadas como decoração e deixam o espaço interno mais natural e receptivo. Além disso existem plantas que auxiliam em muitas coisas dentro de casa. Diante de todas essas possibilidades, a Revista Vertical separou algumas flores e plantas que, além de decorar, são capazes de melhorar a qualidade do ar.

Babosa (ou Aloe Vera)

A babosa funciona como um ótimo filtro de ar. Ela pode apresentar manchas marrons quando absorve uma grande quantidade de substâncias tóxicas.

Azaleia

As azaleias possuem cores vibrantes e ela é uma das plantas mais apreciadas para enfeitar a casa. Além disso a flor ajuda a remover do ar substâncias químicas presentes em móveis de madeira prensada.

Gérbera

Se você fuma ou convive com uma pessoa que fuma, a Gérbera é ideal para sua casa. A flor tem cerca de 20 tonalidades que vão do branco ao vermelho. Além disso ela tem a capacidade de eliminar resíduos de cigarros, charutos e cachimbos. E tem mais: a Gérbera converte gás carbônico em oxigênio durante a noite,  sendo perfeita para ficar no quarto.

Crisântemo

Outra planta que deve estar presente na casa de pessoas que fumam é o Crisântemo. Essa espécie tem uma beleza delicada e cores bem variadas. A flor também é capaz de filtrar diversos poluentes, entre eles o benzeno, uma substância comum no fumo do tabaco.

Antúrio

O Antúrio é uma bela folhagem que tem uma excelente adaptação em todas as regiões do Brasil. Além disso a flor tem a capacidade de quebrar substâncias tóxicas, como o tricloroetileno, formaldeído, tolueno e amônia.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta fácil de cuidar. Ela cresce em ambientes com pouca luz e com pouca água. Além disso a Espada de São Jorge absorve formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes. Assim como a Gérbera, ela é capaz de liberar oxigênio durante a noite e também é indicada para ter no seu quarto.

Lírio da Paz

Essa é uma flor para se ter dentro de casa que não exige muito trabalho. Além de belíssima, o Lírio da Paz ajuda a diminuir os níveis de toxinas do ar. Ela deve ser cultivada a meia-sombra, ficar em vasos ou canteiros e ter irrigação periódica. Por ser uma planta venosa, ela deve ficar longe de animais de estimação e crianças.

Comigo Ninguém Pode

Essa planta tem uma série de aplicações. Além de decorar o ambiente, a Comigo Ninguém Pode ajuda a eliminar insetos e outras pragas. Além disso a planta purifica o ar é uma fonte de boas energias. Assim como o Lírio da Paz, a Comigo Ninguém Pode também é tóxica e não exige manutenções complicadas. Ela se desenvolve bem tanto em canteiros quanto em espaços fechados.