Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Dicas para economizar água

economizar-aguaVocê notou como a palavra “racionamento” surgiu no nosso dia-a-dia e trouxe com ela tantas outras como consumo consciente, preservação, guardar água da chuva? Pois é. Infelizmente a preocupação com nossos reservatórios chegou ao ponto em que não podemos mais ignorar e nos dar o luxo de um banho de uma hora. Cada gota de água é importante e, seguindo dicas simples, é possível, sim, tentar salvar o pouco que nos resta.

O brasileiro utiliza uma média de 220 litros de água por dia, mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde. É muita água! E não é difícil de mudar essa situação. Veja as dicas abaixo e comece hoje mesmo a aplicá-las na sua casa.

  • Na hora de lavar a louça, ensaboe o máximo de utensílios que conseguir com a torneira fechada. Outro equipamento que ajuda a economizar água na cozinha é a lava-louças.

  • Quando for escovar os dentes, use a mesma regra anterior: torneira fechada! Para o enxague, adote um copo.

  • Troque as válvulas de descarga por válvulas inteligentes que utilizam somente metade da capacidade. Nunca jogue papel higiênico no vaso sanitário pois será necessária uma maior quantidade de água para mandar a sujeira embora.

  • Durante o banho, lembre de fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Limite o tempo do banho e nada de cantoria depois de terminar. Poupe o planeta e cuide da água.

  • Ao lavar roupas, limite a quantidade de água ou utilize a máquina na capacidade máxima. Aproveite a água que sair dela para lavar calçadas, o carro e outras áreas externas.

  • Se possuir quintal, lembre de regar as plantas após as 18 horas. Assim, a taxa de evaporação diminui e as plantas aproveitam melhor a água.

  • Nunca utilize mangueira para lavar o carro ou a calçada. Utilize um balde e uma vassoura. O resultado será o mesmo e a economia, muito maior.

  • Instale cisternas ou mecanismos para captar água da chuva. Essa água poderá ser direcionada para os vasos sanitários, mangueiras e para molhar as plantas, sem prejuízo nenhum no resultado.

  • Verifique pequenos vazamentos, torneiras pingando e fique atento a qualquer aumento repentino na conta de água. Você pode ter algum vazamento oculto na sua casa.
Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba