Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Melhores exercícios para eliminar gordura visceral

A gordura que se acumula no interior da barriga, chamada de gordura visceral, pode ser eliminada com a prática de exercícios, principalmente os aeróbicos, como caminhada ou pedalada, ou aqueles que combinam a parte cardiovascular com exercícios de força, como ginástica funcional ou crossfit, por exemplo. Desta forma, o corpo irá queimar calorias e diminuir o acúmulo de gordura na região abdominal e no restante do corpo.

É importante lembrar que, além dos exercícios físicos, deve-se combinar uma dieta que facilita a queima de gordura, pois aquelas ricas em açúcares e gorduras facilitam o acúmulo de gordura e crescimento da barriga.

A gordura visceral é muito perigosa, pois aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes, pressão alta e doenças do coração, além de causar a barriga saliente que muitos não gostam de ter. Algumas das principais formas de eliminá-la de forma eficiente são:

1. Caminhada rápida ou corrida

Exercícios de caminhada ou corrida intensificam os batimentos cardíacos, aceleram o metabolismo e são, por isso, uma ótima forma de perder gordura visceral. Entretanto, para colher bons resultados, é necessário praticar esta modalidade por, pelo menos, 30 minutos a 1 hora, 3 a 5 vezes por semana.

2. Pular corda

Pular corda é um ótimo exercício, pois é intenso, sendo que 30 minutos desta prática é capaz de causar a perda de 300 calorias, além de ajudar a tonificar os músculos das pernas coxas, coxas, bumbum e abdômen.

Este exercício não é recomendado para quem tem problemas osteoarticulares dos joelhos, sendo também recomendado ter um tênis que absorva melhor o impacto do salto. Saiba mais sobre os benefícios de pular corda e como começar.

3. Ginástica funcional

Um bom treino funcional, orientado por profissional de educação física, pode causar uma grande perda de calorias e diminuir em poucas semanas a gordura visceral. Este tipo de atividade consiste em se exercitar sem o uso de aparelhos de academia, utilizando o peso do próprio corpo, e o auxílio de cabos elásticos, pequenos pesos e bolas, por exemplo.

Como são exercícios muito dinâmicos e elaborados de acordo com os objetivos de cada pessoa, a ginástica funcional é muito indicada para quem deseja emagrecer e perder gordura, além de também ajudar a fortalecer os músculos de corpo, incluindo abdômen, lombar, bumbum e coxas.

 

4. Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma ótima forma de eliminar gordura visceral, pois trabalha a parte cardiovascular e pode provocar uma intensa queima de calorias. Para isto, é necessário que o exercício seja praticado, pelo menos, 3 vezes por semana, por 30 a 60 minutos, e de forma intensa, sem apenas estar passeando.

Assim, andar de bicicleta pode queimar até 400 calorias por hora, além de fortalecer as pernas e o abdômen.

5. Praticar crossfit

O crossfit é uma ótima forma de exercício para queimar calorias e eliminar a gordura visceral por ser muito dinâmico e utilizar vários grupos de músculos ao mesmo tempo. Desta forma, além de emagrecer, também melhora a capacidade física, aumenta a resistência e fortalece os músculos.

O crossfit pode ser praticado em academias de musculação, em academias próprias da modalidade ou em casa, com a orientação de um educador físico.

6. Dançar

A dança é uma ótima forma de exercício aeróbico, e quando praticada pelo menos 3 vezes por semana, é excelente para perder gordura abdominal. Algumas modalidade incluem zumba, fitdance, dança de salão ou hip hop, por exemplo, e são capazes de eliminar até 600 calorias em 1 hora, além de combater a depressão, melhorar o equilíbrio e melhorar a postura.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba