Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Pomerode

Escondida no Vale do Itajaí e a apenas 30 quilômetros de Blumenau fica a cidade “mais alemã do Brasil”. O título não foi conferido por acaso à Pomerode, levando-se em conta que o pequeno município é formado, em sua grande maioria, por descendentes dos imigrantes germânicos. Além da quantidade de pessoas louras, altas e de olhos azuis, o idioma complicado é ouvido com freqüência, tanto nas residências quanto nas ruas, lojas e bares.

Outra característica típica que remete ao Velho Mundo é a arquitetura, formada por construções no estilo enxaimel. As casinhas de madeira dominam a paisagem de ruas de paralelepípedos e avenidas arborizadas.

Boa parte se concentra no bairro Testo Alto, que faz parte da chamada Rota do Enxaimel. Algumas casas funcionam como ateliês e outras, como deliciosas confeitarias.

Hobbies e hábitos também foram preservados em Pomerode, onde o clima bucólico convida a um passeio pelos clubes de caça e de tiro ou a uma bela refeição à base de chucrute, marreco recheado, kochkase (queijo temperado) e muitas cucas para arrematar.

Para participar das tradições, visite a cidade em janeiro, quando acontece a Festa Pomerana. São dez dias de evento regados a muito chope, música, dança, comida típica e competições como o knüppelwerfe (arremesso de bastão) e o scheibenschiessen (tiro ao alvo).

O ponto alto é o casamento – de verdade – em que noivos e convidados vestem roupas de época para reproduzir a colonização alemã no Brasil. Na quinta-feira anterior à cerimônia é celebrado o quebra-cacos, quando os casais quebram as louças para trazer sorte à união.

Por falar em louças, a compra de porcelanas é programa imperdível em Pomerode. Em muitas lojas, itens com pequenos defeitos são vendidos a preços baixíssimos. A regra vale também para os estabelecimentos especializados em utilitário de madeira, como tábuas de carne, saladeiras e bandejas. Para quem está com os pequenos, vale esticar o passeio até o Zoológico. Fundado em 1932, é o terceiro mais antigo do país e o maior de Santa Catarina, com mais de 1.200 animais de cerca de 200 espécies.

Ao lado do Zoo funciona o parque Vila Encantada. O ambiente curioso une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos. O parque temático concentra mais de 25 atrações divididas em vilas ocupadas por piratas, insetos gigantes e dinossauros que pesam cerca de quatro toneladas e têm mais de cinco metros de altura!

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba