Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Remédios caseiros para a febre

Para ajudar a baixar a febre, um ótimo remédio caseiro é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos. Assim que a tolha esquentar, molhe-a novamente em água fria.

Outra dica é tomar suco de laranja ou limonada. Eles ajudam a aumentar a imunidade e no equilíbrio da temperatura corporal. Outra forma de baixar a febre é tomando um chá morno. O procedimento ajuda na transpiração, diminuindo a temperatura. Abaixo estão algumas receitas de chás que ajudam a abaixar a febre.

ATENÇÃO: esses chás são preparados com plantas e ervas medicinais. Bebês, crianças, gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de tomar qualquer um destes chás.

Chá de Macela

O chá de macela possui propriedades diaforéticas que induzem a transpiração, ajudando a regular a temperatura corporal. A planta também reduz a inflamação e aumenta a circulação na superfície da pele, promovendo a transpiração e ajudando a baixar a febre sem comprometer o sistema imunológico. ESTE CHÁ NÃO DEVE SER TOMADO DURANTE A GRAVIDEZ.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de macela
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Adicione as folhas de macela em um recipiente com água fervente, tampe-o e deixe em infusão por aproximadamente 20 minutos. Filtrar e beber 1 xícara.

Chá de Manjericão

O chá de manjericão morno induz a transpiração e ajuda a regular a temperatura do corpo. Beba de 4 a 5 xícaras por dia. ESTE CHÁ NÃO DEVE SER TOMADO DURANTE A GRAVIDEZ.

Ingredientes

  • 20 folhas frescas de manjericão ou 1 colher (sopa) de folhas secas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, deixando ferver por cerca de 5 minutos, devidamente tampado. A seguir, deixe amornar, filtre e beba a seguir.

Chá de freixo

O freixo é uma planta medicinal com propriedades antitérmicas e anti-inflamatórias. 

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 50 g de casca de freixo

Modo de preparo

Colocar a casca de freixo em 1 litro de água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 3 ou 4 xícaras por dia.

Chá de salgueiro-branco

O salgueiro-branco é uma planta medicinal que tem na sua casca salicósido, um componente com ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.

Ingredientes

  • 2-3 g de casca de salgueiro-branco
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar a casca de salgueiro-branco na água e deixar ferver durante 10 minutos. Filtrar e beber 1 xícara antes de cada refeição.

Chá de eucalipto

Outro tratamento caseiro par baixar a febre é com chá de eucalipto. A planta tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam ajudam a reduzir a temperatura corporal.

Ingredientes

  • 2 colher (de sopa) de folhas de eucalipto
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Colocar a água a ferver e depois adicionar as folhas de eucalipto. Depois de fervida, coar e tomar até 4 xícaras por dia até a febre baixar.

Chá de ervas

Este chá  feito com gengibre, hortelã e flor de sabugueiro possui propriedades sudoríficas que aumentam a transpiração, ajudando a baixar a febre de maneira natural e segura.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de gengibre
  • 1 colher (chá) de folhas de hortelã
  • 1 colher (chá) de flor de sabugueiro seca
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Adicionar a água fervente em um recipiente onde se encontram as ervas, tampá-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coar e beber 1 xícara a seguir. Tome de 3 a 4 vezes ao dia.

ATENÇÃO: se a febre for superior a 38,5º ou se persistir por mais de 3 dias, consulte um médico.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba