Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Sabão de coco para preservar o planeta

sabao-de-cocoA preocupação com o meio ambiente está cada dia mais presente na nossa rotina. Economizar água e luz, separar o lixo e utilizar produtos biodegradáveis são algumas das medidas adotadas. Escolher produtos para cuidado das roupas, que não agridam o meio ambiente, também é uma tarefa complicada, já que a maioria deles contém químicos fortes que contaminam rios e solo.

Para ajudar você a preparar produtos pró-ambiente e ainda economizar nas compras, a Revista Vertical trouxe receitas de sabão para roupas e detergentes feitos a base de coco. Confira:

Sabão em pó

Sabão em pó geralmente contém uma infinidade de agentes químicos, branqueadores e são responsáveis por inúmeros casos de alergia. Para amenizar esse problema é preciso estar atento ao rótulo desse produto, que deve conter tensoativos biodegradáveis.

Agora, se a ideia é ser cada vez mais natural, que tal experimentar esse sabão de coco feito em casa? Vamos a receita!

Você vi precisar de sabão de coco em barra, bicarbonato de sódio, água e óleo essencial de lavanda.

Rale a barra de sabão de coco e derreta em um litro de água fervente. Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e mexa bem. Deixe a mistura esfriar por uma hora e complete com 2 litros de água morna, mexendo vigorosamente. Passe a mistura em uma peneira e adicione 20 gotas de óleo essencial de lavanda. Pronto!

Para preservar as cores e conseguir o efeito de amaciante, utilize vinagre branco no enxágue.

Detergente para louças

Embora grande parte dos detergentes comercializados seja biodegradável, vale a pena testar essa receita caseira e excelente.

Rale uma barra de sabão de coco e leve ao fogo em uma panela contendo um litro de água já fervendo. Misture bem até derreter. Em um balde, coloque 5 litros de água, despeje a mistura com o sabão, adicione suco de 2 limões, 3 colheres (sopa) de amoníaco e mexa bem. Divida em embalagens individuais.

Você tem alguma receita com sabão de coco? Envie pra gente!

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba