A prática da gratidão melhora a autoestima e reduz a ansiedade

28/09/2020

No site da Revista Vertical você já aprendeu como praticar a gratidão diariamente e alguns exercícios para desenvolver a gratidão.

Agora falaremos como a gratidão é capaz de melhorar a autoestima e reduzir a ansiedade.

A gratidão é um assunto tão importante que nos últimos anos virou estudo da neurociência e psicologia. Essas duas áreas analisaram o impacto do sentimento no funcionamento do corpo e da mente.

A conclusão destes ensaios apontou que a gratidão é sentimento poderoso capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar, prazer e tranquilidade. Quem pratica o sentimento de gratidão aumenta o grau de satisfação com a vida, se mantém positivo e com a autoestima elevada. Isso ocorre pois o sentimento ativa um sistema de recompensa do cérebro, cuja função biológica é garantir nossa sobrevivência.

Na correria diária nos esquecemos de olhar com atenção para os pequenos detalhes e eles fazem toda a diferença em nossas vidas. Quando nos sentimos gratos uma liberação de neurotransmissores acontece. Eles ativam cadeias neurais que aumentam os sentimentos positivos e reduzem os sentimentos negativos.

No entanto essa sensação vai passar e, para garantir que ela permaneça, o cérebro criará mecanismos para tentar repetir o comportamento que cansou esse sentimento de prazer. Por isso, uma dica: quanto mais grato você se sentir, maior será seu bem-estar.

O sentimento de gratidão também estimula o hipotálamo, uma região do cérebro que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, e libera ocitocina na corrente sanguínea. As consequências disso são o aumento de afetividade, tranquilidade, redução de estresse, ansiedade e medo. Em geral, as pessoas que se sentem gratas com mais frequência, possuem níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

Ter sentimentos de gratidão é uma escolha. Temos que optar por começar a perceber a vida de uma nova forma. É preciso ter o hábito de reconhecer as coisas boas, independente das circunstâncias que estamos vivendo.

Para que a gratidão possa existir, ela precisa ser construída em sua mente. Ou seja, você precisa pensar nela, em tudo que já conquistou, nas coisas que já recebeu ou simplesmente nas grandes conquistas que você já fez.

Toda vez que se pegar triste, com sentimentos negativos, treine seu cérebro para substituir esses pensamentos por situações boas, com harmonia e gratidão. Isso irá garantir que sua mente seja positivamente alterada e possa entrar em um ciclo virtuoso, com mais sentimentos de prazer e bem-estar.

A gratidão é um sentimento importante que, ao ser praticado, irá melhorar e muito a sua vida. Se você gostou do assunto, veja mais outros benefícios da gratidão para a saúde.