Alimentos que ajudam a dormir melhor

12/03/2021

Há muito tempo os especialistas dizem a mesma coisa: a noite o ideal é ter uma refeição mais leve, rica em nutrientes e de fácil digestão. Esse tipo de refeição ajuda a não atrapalhar o sono. No entanto, o que fazer com a fome que vem a noite ou de madrugada? 

Segundo especialistas, é importante evitar alimentos industrializados e comer coisas mais naturais. A Revista Vertical selecionou algumas opções nutritivas e saborosas para você comer sem culpa.

Leite e iogurtes

Esses produtos são ricos em triptofano, um aminoácido essencial, precursor da serotonina, um hormônio que promove uma sensação de bem estar. O triptofano também é precursor da melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono. Logo, leite e iogurte ajudam a dormir melhor.

Abacate

O abacate é um alimento rico em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas favorecem uma noite de sono. O abacate também possui minerais como o magnésio e uma substância chamada beta-sitosterol, que ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio que nos deixa mais despertos e está ligado ao estresse. Você pode ainda adicionar suco de limão, açúcar mascavo ou mel para ter uma ótima noite de sono.

Carboidratos Integrais

Carboidratos integrais geram uma lenta liberação de insulina e isso ajuda na produção de serotonina. Por isso, a noite, é preferível você comer um carboidrato integral ao invés de uma quantidade muito grande de proteína

Kiwi

Essa fruta possui várias vitaminas, minerais e antioxidantes. Entre eles está o magnésio, que ajuda a melhorar a qualidade do sono. Como o kiwi possui baixo índice glicêmico, ele não traz impactos negativos se consumido a noite.

Banana e Aveia

A banana é uma fonte de importantes nutrientes, como potássio, magnésio e triptofano. Juntos eles auxiliam no relaxamento e na indução do sono. Para um lanche mais completo é possível adicionar aveia pois o cereal também é uma rica fonte de nutrientes. 

Suco de uva integral

Devido a presença de antioxidantes que ajudam na vasodilatação e de um componente chamado fitomelanina, a melanina de origem vegetal, o suco de uva pode contribuir para uma excelente noite de sono.

Maracujá

Essa fruta possui substâncias que tem efeitos ansiolíticos. O maracujá é um sedativo natural, que ajuda na indução do sono e na redução da ansiedade. Na alimentação noturna, tanto a fruta quanto chás são ótimos para o consumo.

Saladas

Para um jantar leve e saudável, um prato de salada temperado com azeita extravirgem e sementes de linhaça ou girassol é uma ótima opção.

As saladas possuem antioxidantes que combatem radicais livres e mantém o equilíbrio do organismo. O azeita extra virgem, além de colaborar com a saúde geral, ajuda na digestão mais lenta e dá mais saciedade. 

Alimentos que devem ser evitados

Alimentos que possuem cafeína, como café, chá verde, refrigerantes a base de cola, bebidas energéticas e chocolate ao leite devem ser evitados. Esses alimentos atrapalham o relaxamento e a indução do sono. A cafeína também possui ação diurética, ou seja, mesmo para quem não sente tanto seus efeitos, pode ter o sono interrompido para ir ao banheiro.

Alimentos gordurosos devem ser evitados. Eles possuem uma digestão lenta e, com o relaxamento do corpo e a posição deitada, isso pode causar refluxos e até engasgos a noite.

Se você estiver com dificuldades para adormecer, veja alguns truques para dormir melhor. Aprenda também como ter uma boa noite de sono. Veja também como os aparelhos eletrônicos prejudicam o sono.