Como escovar os dentes corretamente

17/08/2020 |

Para evitar cáries e o desenvolvimento da placa bacteriana, é fundamental escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia. Uma dessas vezes deve ser sempre antes de dormir. A noite há uma chance maior das bactérias se acumularem na boca.

Desde o nascimento dos primeiros dentes é importante utilizar creme dental com flúor. Isso ajuda a manter a dentição forte e resistente, evitando o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais, como placas bacterianas e gengivite, que pode causar mal hálito, dor e dificuldade para comer devido à uma inflamação no dente e/ou gengiva.

Aprenda a escovar os dentes corretamente

Para ter uma boa saúde bucal, veja como escovar os dentes corretamente:

  • Comece fazendo uma limpeza entre os vãos dos dentes com fio dental.
  • Depois, coloque creme dental na escova, encoste as cerdas na região entre a gengiva e os dentes e faça movimentos circulares ou verticais. O movimento sempre deve ser da gengiva para fora. Repita esse movimento pelo menos 10 vezes para cada dente. Esta mesma escovação também deve ser feita na parte de dentro dos dentes. Para limpar a parte de cima, faça um movimento de vai e vem.
  • Depois de escovar os dentes, escove a língua, fazendo movimentos para trás e para a frente.
  • Cuspa o excesso de pasta de dente e utilize um enxaguante bucal para desinfetar a boca e eliminar o mal hálito. No entanto, cuidado com a utilização deste produto: o uso constante do enxaguante bucal pode desequilibrar a microbiota normal da boca e ocasionar doenças.

É recomendável que a pasta de dentes contenha uma quantidade entre 1000 e 1500 ppm de flúor. Esse número é o ideal para deixar os dentes saudáveis. Em relação a quantidade de pasta a ser utilizada, para adultos, coloque cerca de 1cm de pasta na escova. Já para crianças, o tamanho deve ser equivalente ao de uma ervilha.

Como manter a higiene de sua escova de dentes

Para manter sua escova de dentes limpa, após o uso, guarde-a em um local seco e com as cerdas voltadas para cima. Deixe-a preferencialmente protegida por uma tampinha.

Não compartilhe sua escova de dentes com outras pessoas. Assim que as cerdas começarem a entortar, troque sua escova. Caso você tenha alguma doença, como gripe ou resfriado, deixe sua escova de molho em uma solução de água e álcool 70º ou descarte-a. Este procedimento reduz o risco de uma reinfecção da doença.

Quando ir ao dentista

Para manter sua boca saudável e livre de cáries, você deve ir ao dentista ao menos duas vezes ao ano ou de acordo com a recomendação do profissional.

Caso sinta dor persistente nas gengivas, perceba mau hálito, manchas nos dentes ou sensibilidade, visita seu dentista o quanto antes.