Como tratar queimaduras

15/01/2021 |

Queimaduras podem ter 4 graus distintos: primeiro grau, segundo grau superficial, segundo grau profundo e terceiro grau. 

A queimadura de primeiro grau atinge apenas a pele, deixando uma vermelhidão. A queimadura de segundo tem surgimento de bolhas na pele. Já o segundo grau profundo e terceiro grau além da derme, outras áreas do corpo são afetadas, como nervos e músculos. 

As queimaduras mais comuns ocorrem em ambiente doméstico. Geralmente elas são provocadas por água ou óleo quente. Essas queimaduras geralmente chegam até o segundo grau superficial.

Em qualquer tipo de queimadura, o primeiro passo é interromper o processo. Por exemplo, quando ocorre uma queimadura por água fervente, colocar água fria ajuda no processo e impede uma piora no caso. No entanto, dependendo do grau da queimadura, é recomendado a ir ao hospital depois. No centro médico, especialistas poderão orientar se há a necessidade de curativos na região ou outros procedimentos posteriores.

Em casos de queimadura leves, após sete ou dez dias, o paciente já pode exercer todas as funções normais do membro afetado. 

Tratamento para queimadura por grau

  • Primeiro grau: esse tipo de queimadura geralmente ocorre após uma exposição rápida ao fogo ou prolongada ao sol. Seu sinal é uma vermelhidão na pele. Nesses casos, a dica é resfriar a região até amenizar a dor. Caso a dor persista, procure um especialista. 
  • Segundo grau: pode ser ocasionada por acidentes domésticos, como água quente ou óleo quente. Além da vermelhidão, podem aparecer bolhas. Nesse caso, esfrie a região queimada, não estoure as bolhas e leve o paciente ao hospital. 
  • Terceiro grau: ocorre em casos graves como acidentes de carro ou longa exposição a altas temperaturas. Nesses esse casos é importante levar o paciente direto ao hospital o mais rápido possível. Assim que ocorrer a queimadura, retire imediatamente objetos do corpo, como pulseiras, anéis e relógios, pois pode ocorrer um inchaço na região e será difícil retirá-los posteriormente.

Importante: algumas crendices levam a pacientes a utilizar produtos como pasta de dente, álcool e manteiga. Nunca utilize esses produtos em queimaduras pois eles podem inclusive piorar a situação. Na dúvida, sempre procure um médico.