Conheça a Maca Peruana

09/10/2020

Uma reportagem do respeitado jornal The New York Times revelou que os chineses estavam contrabandeando um produto muito valioso do Peru. Esse produto não era ouro, prata ou pedras preciosas e sim um alimento.

Batizado de Maca Peruana, a raiz tem uma ligação tão estreita com o povo andino que existe uma lei nacional que proíbe que ela seja processada fora do país. A Maca é cultivada no Peru antes mesmo dos Incas formarem seu império.

Mas afinal, por que esse produto causa tanta empolgação? A Maca Peruana é considerada uma Planta Adaptógena, isso é, ela oferece diversos benefícios para a saúde.

Aos homens, ela ajuda no aumento da libido e na fertilidade. Para as mulheres, ela ajuda a equilibrar hormônios importantes, como testosterona, estrogênio e progesterona. Isso alivia os efeitos da menopausa e também aumenta a libido.

Mais do que seus benefícios sexuais, a Maca ainda apresentou excelentes resultados na redução dos sintomas de ansiedade, depressão e melhora nos níveis de pressão arterial. A maca ainda tem outro papel importante para a vida: auxiliar na manutenção dos ossos que sofrem com a falta de estrogênio, seu protetor natural. A raiz possui cálcio e magnésio, minerais essenciais para a composição do esqueleto e ela pode até recuperar a massa óssea perdida pelo déficit hormonal.

Boa para todos

Além dos benefícios citados acima, diversos estudos apontam que a Maca Peruana demonstrou ter caráter antioxidante, ou seja, ela dificulta a formação de radicais livres, prevenindo diversos problemas como Alzheimer, doenças cardíacas e até câncer.

Um estudo realizado no Peru aponta que a raiz ajuda em um processo de envelhecimento mais saudável. O vegetal ainda é fonte de fibras e nutrientes importantes para o organismo.

A Maca Peruana ainda diminui a absorção de glicose no organismo, prevenindo a diabetes tipo 2; ajuda a emagrecer pois o alimento fornece fibras e carboidratos complexos fazendo com que a pessoa se sinta mais saciada; melhora o humor devido aos compostos vegetais chamados flavonoides; aumenta a imunidade e protege o coração regulando o colesterol.

A Maca é um sucesso mundial e é fácil de ser encontrado nas melhores lojas de suplementos alimentares. O consumo pode ser feito através de cápsulas ou em pó. Gestantes e pessoas com problemas gastrointestinais devem consultar um médico antes de consumir o produto. Embora a Maca Peruana não apresente contraindicações ou efeitos colaterais, o ideal é que a dose do produto seja indicada por profissionais como médicos e nutricionistas.