O que é a Síndrome da Visão de Computador?

04/06/2021

Quando as pessoas passam muito tempo na frente de telas, como computadores, tablet ou celulares, pode ocorrer a Síndrome da Visão de Computador. Ela é um conjunto de problemas relacionados com a visão, sendo que o sintoma mais comum é a sensação de olhos secos.

Embora essa síndrome não afete as pessoas da mesma forma, os sintomas parecem ser mais intensos quando se fica mais tempo na frente de uma tela.

Se você passar muito tempo na frente de um monitor e apresenta algum dos sintomas, deve consultar um oftalmologista para identificar se existe algum problema ou se é necessário algum tipo de tratamento.

Sintomas da Síndrome da Visão de Computador

Os sintomas mais comuns são:

  • Queimação nos olhos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de olhos secos.

É comum que as pessoas sofrem deste problema também tenham dor muscular ou articular, espacialmente no pescoço ou ombros. Isso ocorrer por se ficar muito tempo na mesma posição.

Como surge a Síndrome da Visão de Computador

Ficar muito tempo na frente de uma tela faz com que os olhos tenham mais trabalho para acompanhar tudo o que está acontecendo na frente do monitor. Por isso a pessoa pisca menos e os olhos ficam cansados mais facilmente. É por este motivo também que ocorre a sensação do olho seco e queimação.

Iluminação ruim ou má postura agravam os problemas trazendo mais dificuldade para enxergar.

Como é feito o diagnóstico

Na maioria dos casos, a Síndrome da Visão de Computador é diagnosticada pelo oftalmologista através de exames de visão e avaliação dos hábitos e cada pessoa. Durante o exame, o médico pode utilizar diferentes aparelhos ou aplica tipos específicos de colírios.

Como tratar

O tratamento da Síndrome da Visão de Computador deve ser orientado por um médico e pode variar de pessoa para pessoa. Os tipos mais comuns de tratamento são:

  • Aplicação de colírios: para a aliviar a sensação de olho seco e queimação;
  • Uso de óculos: para corrigir os problemas de visão;
  • Terapia ocular: exercícios que ajudam os olhos a focar melhor.

Como evitar a Síndrome da Visão de Computador

Para evitar ter problemas é importante utilizar o computador de forma adequada. Mantenha a tela entre 40cm e 70cm de distância dos seus olhos, utilize uma iluminação adequada, mantenha uma postura correta, não exagere no brilho da tela e faça intervalos curtos a cada 45min ou 1h para para fazer seus olhos descansem.

Se você trabalha na frente de uma tela, é importante consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.