Remédios caseiros para controlar a ansiedade

17/07/2020 |

Devido as circunstâncias dos últimos dias estamos cada vez mais ansiosos e estressados. Sabemos que o período em que vivemos é passageiro e acreditamos que logo as coisas voltarão ao normal. Para te ajudar a superar essa fase da melhor forma possível, a Revista Vertical deu algumas dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo. Se essas dicas não forem o suficiente, você pode tomar remédios caseiros para controlar a ansiedade.

No entanto, esses remédios nunca deve substituir o tratamento indicado por médicos e nem interromper as seções de psicoterapia. Sempre consulte um médico antes de conseguir esses suplementos. Esses remédios funcionam como um tratamento complementar ou para pessoas que tem quadros isolados de crises de ansiedade e nervosismo.

1. Kava-kava

Kava-kava é uma planta medicinal que tem na sua composição kavalactonas, substâncias naturais que têm apresentado uma ação semelhante às benzodiazepinas, um dos principais tipos de remédios usados no tratamento médico da ansiedade.

De acordo com estudos, as kavalactonas parecem facilitar a ação do GABA, um neurotransmissor que diminui a ação do sistema nervoso central, ajudando a pessoa a relaxar. Além disso, o kava-kava parece conter outras substâncias que atuam em algumas regiões específicas do cérebro, especialmente na amígdala e no hipocampo, diminuindo os sintomas de ansiedade.

Uma das formas mais comuns de consumir o kava-kava é através do chá de suas raízes. No entanto, para tratamentos de de ansiedade, a melhor opção é tomar suplementos de kava-kava, encontrados em lojas de produtos naturais. Na forma de suplemento é aconselhado tomar 50 a 70 mg de extrato purificado, 3 vezes ao dia, ou de acordo com o médico ou fitoterapeuta.

Se preferir fazer o chá em casa, confira a receita:

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de raiz de kava-kava;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a raiz de kava-kava para ferver com a água por 10 a 15 minutos. Depois deixar amornar e coar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Valeriana

A valeriana é uma excelente opção para pessoas que estão sofrendo de ansiedade devido a insônia ou noites mal dormidas. A raiz possui ácido valérico na sua composição, um componente que atua nas células do sistema nervoso e tem efeito tranquilizante. A valeriana não é muito eficaz para quem possui crises de ansiedade, porém ela ajuda a  regular o ciclo de sono.

A valeriana é quase sempre consumida em forma de chá. Porém, a erva também pode ser consumida como suplemento. Nesse caso, o ideal é tomar 300 a 450 mg, 3 vezes ao dia, ou de acordo com a indicação de um médico ou fitoterapeuta.

Aprenda como fazer o chá de valeriana

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana;
  • 300 mL de água ferente.

Modo de preparo

Coloque a raiz de valeriana na água fervente. Depois deixar repousar de 10 a 15 minutos. Após esse período basta coar e deixar amornar. Beba 30 a 45 minutos antes de deitar.

Junto com a raiz de valeriana você também pode acrescentar uma colher de chá de outra erva calmante, como passiflora ou lavanda.

Ashwagandha

A ashwagandha é também conhecida como ginseng indiano. Essa é outra planta com efeito comprovado contra a ansiedade e o estresse crônico. Esta planta é muito utilizada na Índia devido à sua ação adaptógena.

O conceito histórico e político desse tipo de planta surgiu em 1943, quando a União Soviética começou a buscar substâncias naturais que possam aumentar a amplitude e o potencial humano durante a segunda Guerra Mundial. Plantas adaptógenas são capazes de induzir um estado de resistência aumentada que permite contrariar os sinais de stress.

Além da ação adaptogênea, a ashwagandha também tem substâncias que atuam no sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, deixando a pessoa mais relaxada.

A ashwagandha pode ser consumida na forma de chá. No entanto, a planta também pode ser encontrada na forma de suplemento. No caso do suplemento, estudos indicam que a dose deve ser entre 125mg a 300mg, 2 vezes ao dia. O ideal é sempre fazer uso do suplemento com orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Como fazer o chá de ashwagandha

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de pó de ashwagandha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar a ashwagandha em pó na xícara de água fervente e tampar por 10 a 15 minutos. Depois coar a mistura, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.