Ferramentas Ecológicas e Sustentáveis

08/03/2021

Você sabe que para ser mais sustentável é necessário tomar uma série de pequenas atitudes que, juntas, irão fazer uma grande relevância para o planeta. Uma das atitudes mais simples que você pode tomar é utilizar ferramentas ecológicas e sustentáveis. Esses materiais causam menos danos ao meio ambiente e podem facilmente substituir produtos descartáveis. Veja alguns exemplos:

Canudos de Inox

Os canudos plásticos são considerados um dos maiores problemas dos oceanos. Devido ao descarte inadequado, esses materiais acabam sendo carregados pelos ventos ou pelas chuvas para os rios e mares, contaminando animais e impactando até o consumo humano. Como esses canudos são produzidos a partir do polipropileno ou do poliestireno, ou seja, derivados do petróleo, os canudos descartáveis podem demorar até 400 anos para se decompor. 

Estima-se que 10 milhões de toneladas de materiais plásticos cheguem aos oceanos anualmente. Sendo que pelo menos 100 mil toneladas são canudos plásticos.

Para ajudar nesse combate ao consumo excessivo de plástico a dica é utilizar canudos de inox. Esses produtos são fáceis de transportar, higienizar e duram mais de dez anos!

Ecobags: uma alternativa as sacolas plásticas

Você sabia que no mundo são usadas até 500 bilhões de sacolas anualmente? Essas sacolas podem parecer inofensivas mas elas levam pelo menos 200 anos para se degradar. Além disso elas entopem passagens de água nos córregos e bueiros, contribuindo para a retenção do lixo e ocasionando enchentes. Elas também são ingeridas por aves, provocando graves danos a saúde dos animais. Como ela é feita de polietileno, sua decomposição libera gás carbônico e contribui com o efeito estufa. 

A dica aqui é simples: sempre que puder, utilize sacolas de pano ou mesmo sacolas de plástico de boa resistência. Isso evita o consumo de milhares de sacolas plásticas. Caso você vá fazer compras maiores, coisas que não caibam em sua ecobag, opte por estabelecimentos que usam sacolas biodegradáveis. 

Copos reutilizáveis

Os copos reutilizáveis são essenciais no combate a poluição. Assim como os canudos, os copos descartáveis geram grande impacto ambiental. Por isso, mesmo em grandes eventos, ao invés de comprar copos descartáveis, que tal utilizar copos de acrílico ou plástico duro que podem ser reutilizados? 

Tomando essas simples atitudes você estará contribuindo para fazer do mundo um lugar melhor. Por mais que essas mudanças sejam iniciadas em pequenos gestos, se todos fizerem isso, em pouco tempo o planeta terá muito menos lixo.