Laguna

28/05/2021

Laguna é uma cidade de paisagens naturais exuberantes. Situada entre lagos, dunas e belas praias o município litorâneo é um dos mais bonitos de Santa Catarina.

A história de Laguna começa há mais de 6 mil anos, com os primeiros registros de comunidades pré-históricas. Os povos antigos que viveram na região eram exímios pescadores e mergulhadores. Parte dessas histórias é contada através dos sambaquis, sítios arqueológicos que possuem camadas de conchas intercaladas com materiais orgânicos e vestígios da cultura dos pescadores-caçadores-coletores que incluem sepultamentos, fogueiras e marcas de estacas. Laguna tem o um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América.

Anos depois, em 1676 a cidade foi oficialmente fundada por bandeirantes portugueses. Esse município se tornou palco de diversos fatos importantes da História do Brasil. Um deles foi o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado delimitava uma linha imaginária que começava em Belém do Pará e terminava na cidade. Laguna ainda é o local de nascimento da guerreira da Revolução Farroupilha Anita Garibaldi.

Todas essas histórias são contadas no centro histórico de Laguna. Além de casas e museus que relembram esses fatos, há outras 600 edificações tombadas como patrimônio histórico que formam um belo conjunto arquitetônico. Passear por aqui é como viajar pela história.

Laguna tem muitos atrativos além do turismo cultural. A cidade abriga diversas opções de praias que agradam todos os tipos de turistas. Uma das mais badaladas é a Praia do Mar Grosso. Ela tem 3km de extensão, possui águas e areias claras. O local ainda têm granitos cor de rosa, uma formação raríssima no Brasil. Nessa praia há diversas opções de bares, restaurantes e hotéis.

Para os amantes do surf, o local ideal é a praia do Cardoso. A praia recebe algumas das maiores ondulações do país e é famosa por desafiar os atletas com ondas perigosas. Entre julho e novembro ocorre o Desafio de Ondas Grandes.

Se você é fã de turismo ecológico, Laguna tem diversas trilhas. As mais procuradas são a Trilha dos Butiazeiros, na Praia do Gravatá; a Trilha dos Sambaquis, na Praia do Farol e a Trilha das Bromélias na Praia da Ponta da Barra.

Outro local que deve fazer parte de seu roteiro é o Farol de Santa Marta. Inaugurado às 17h05m21s do dia 11 de junho de 1891 o Farol de Santa Marta tornou-se um dos símbolos turísticos da cidade e um aviso aos navegantes. Esse é considerado o maior farol das Américas e o terceiro maior do mundo em alcance. A vista do Morro do Céu, local que onde está o farol, é imperdível e as praias da região são incríveis. 

Já o Carnaval de Laguna é um dos mais alegres e divertidos do sul do país. A cidade possui 5 escolas de samba, 15 blocos carnavalescos além dos trios elétricos que agitam os foliões.

Se você passar por Laguna no inverno, a dica é ver acompanhar a pesca com botos. Na cidade ocorre um fenômeno raro: os golfinhos ajudam os pescadores! No ato da pesca, quando os homens preparam suas tarrafas e colocam-se a beira do canal ou em pé dentro das canoas, os golfinhos passam a cercar os cardumes e os levam na direção dos pescadores. Os peixes que escapam das redes viram presas fáceis para os botos. Esse fenômeno é mais comum nos meses de junho e julho, período da pesca da tainha. O espetáculo é tão bacana que os golfinhos são aplaudidos por visitantes e moradores.

Durante os meses de julho e novembro a dica é observar as Baleias Franca. Esses mamíferos incríveis vem até o litoral sul brasileiro em busca de águas calmas e quentes para acasalamento e cuidado com os filhotes. Elas são tão importantes para o estado que foram declaradas como Monumento Natural do Estado Santa Catarina.

Não importa a época do ano: visitar Laguna é uma experiência incrível e inesquecível.