Lugares para visitar próximos a Curitiba

16/10/2020 |

Curitiba possui várias atrações. No entanto, se você quiser conhecer um pouco os arredores da cidade ou fazer viagens curtas tipo “bate e volta”, há inúmeras opções sensacionais. Confira 5 lugares fantásticos para conhecer próximos a Curitiba.

Parque Histórico do Carambeí

Próximo a Ponta Grossa, a pouco mais de 100km de Curitiba, encontra-se um lindo local ao ar livre para visitar e se encantar. O Parque Histórico do Carambeí é o lugar ideal para os amantes da arquitetura. O lugar recria uma vila histórica no estilo holandês, a vila Zaanse Schans (que existe mesmo na Holanda).

O Parque Histórico do Carambeí visa difundir a história e preservar a memória dos primeiros colonizadores da região dos Campos Gerais. O local é dividido em duas alas sendo a primeira parcialmente gratuita. Nessa parte de acesso livre você irá conhecer a Casa da Memória, um pequeno museu com uma maquete antiga do que foi a vila do Carambeí. Ao lado há um parquinho infantil, um restaurante e uma deliciosa confeitaria.

Caso você esteja só de passagem, vale a pena parar para tomar um café. No entanto recomendamos que você aproveite a parada e conheça toda a estrutura do lugar.

Gruta do Bacaetava

Que tal conhecer uma caverna que existe há cerca de 600 milhões de anos? Para se ter uma ideia, essa caverna é mais velha que os dinossauros (eles habitaram o planeta há cerca de 220 milhões de anos).

A Gruta de Bacaetava está a cerca de 30 quilômetros de Curitiba, no município de Colombo. Ela está localizada no Parque Municipal Gruta de Bacaetava.

Ao conhecer o local, você poderá fazer uma visita guiada com cerca de 40 minutos. Nesse passeio o guia te contará questões histórias e geológicas enquanto você poderá observar toda a beleza do lugar.

Durante o passeio você irá ouvir o som do Rio Bacaetava e, ao atravessar a caverna, irá observar as estalactites e estalagmites formadas ao longo dos anos.

Colônia Witmarsum

A apenas 60 quilômetros de Curitiba, no município de Palmeira, está a Colônia Witmarsum. O local é ideal para conhecer um pouco mais da cultura alemã. Aos sábados, das 09h às 12h, ocorre a feirinha do produtor, onde você pode degustar e levar para casa itens deliciosos, como os famosos queijos coloniais.

Todos os restaurantes da cidade oferecem o tradicional joelho de porco (Eisbein Gekocht), prato típico alemão. Se você nunca comeu, vale a pena experimentar! Outra dica é curtir os doces s sobremesas a base de morango e amora que são cultivados na Colônia.

Durante sua visita conhecer o Museu de História de Witmarsum é obrigatório! Por isso reserver um tempo para descobrir as peças e história local. Se tiver com crianças a dica é conhecer o Witmarzoo, que funciona como uma mini fazenda e encanta os pequenos.

Morretes e Antonina

Morretes é uma linda cidade com ruas estreitas e casas que datam o século 19. Além disso, o local oferece uma paisagem extraordinária a beira da Serra do Mar e do Rio Nhundiaquara. Para os aventureiros, a dica é fazer trilhas ou descer o rio de bóia cross.

Uma parada para almoço em Morretes é obrigatória! O Barreado, prato típico da região, é servido em praticamente todos os restaurantes e é acompanhado, muitas vezes, de frutos do mar.

Já em Antonina você pode conhecer o centro histórico e fazer um picnic às margens do Rio do Nunes. Se você gosta de adrenalina, dá para refazer rafting, tomar banhos de cachoeira e fazer inúmeras trilhas ecológicas.

Baía de Paranaguá

Que tal fazer um passeio de barco pela Baía de Paranaguá? O passeio tem saída diária na alta temporada, que ocorre nos meses de verão. Na baixa temporada é preciso agendar.

O tour é lindo e recompensador! Com duração média de uma hora e meia, você irá apreciar toda a beleza da região de Paranaguá e a baía que se forma no litoral. Se você realizar esse passeio durante a tarde irá se encantar com um belíssimo pôr do sol!

É possível também ir até a Ilha do Mel e circular um pouco por lá. No entanto, como a ilha é fantástica, recomendamos que você tire pelo menos um final de semana inteiro para curtir um dos redutos ecológicos mais bonitos do estado.

Gostou dessa matéria? Veja mais lugares para conhecer perto de Curitiba.