O que fazer em Curitiba

02/11/2020 |

Curitiba é uma cidade fantástica e tem diversas opções de entretenimento e lazer.  A cidade é fácil de ser percorrida através dos transportes públicos e possui muitas atrações e pontos turísticos gratuitos ou com preços bem acessíveis. Se liga no que fazer em Curitiba.

1. Passeios guiados

Assim como em muitas cidades do mundo, Curitiba também conta com os free walking tours. Um morador da cidade, a pé, leva o visitante para conhecer alguns dos pontos turísticos locais. Nesse passeio você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história local, saberá sobre os eventos, bares, restaurantes, baladas e outras atrações culturais. 

Se você tiver com um orçamento folgado, a dica é fazer alguns passeios pagos, como o tour comida de boteco que possui degustações em quatro estabelecimentos da cidade; o Curitidoce que conta com degustações em cafeteiras e confeitaria ou o Kuribike, um circuito para fazer de bicicleta.

2. Conheça o Centro Histórico

O Centro Histórico de Curitiba marca o ponto onde nasceu a cidade. A região preserva registros de quando a capital paranaense era a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Caminhar pelas ruas de pedra e casarios coloniais dos séculos XVIII e XIX é uma boa maneira de começar a conhecer a região.

Dentre os principais destaque do Centro Histórico de Curitiba, estão a Casa Romário Martins, o Solar do Barão, a Casa Vermelha, o Paço da Liberdade e o Palácio Giuseppe Garibaldi. Durante o passeio vale ainda visitar a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a primeira igreja da cidade e local onde está o Museu de Arte Sacra.

O Largo da Ordem é o ponto principal do Centro Histórico. Nele ainda há o Cavalo Babão, um estátua famosa da cidade e vários bares tradicionais da boêmia curitibana.

3. Visite a Feira do Largo da Ordem

Todos os domingos ocorre no Centro Histórico a tradicional Feira do Largo da Ordem. O local possui diversas barraquinhas que vendem petiscos, quitutes, artesanato e antiguidades. A dica é visitar a feira bem cedo. As barracas ficam montadas das 09h as 14h.

4. Veja exposições no Museu Oscar Niemeyer (MON)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos melhores espaços dedicados à arte em Curitiba. Também conhecido como Museu do Olho, o MON possui exposições permanentes e itinerantes. O acervo local conta com artes de artistas como Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Caribé, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Helena Wong e, claro, Oscar Niemeyer, que também assina o projeto arquitetônico do museu. Na área verde, junto ao MON, ainda ocorrem diversos eventos gastronômicos e culturais. Vale a pena dar uma olhada no calendário de eventos.

Dica: nas quartas feiras, das 10h as 18h, a entrada para ver as exposições do MON são grátis. Veja mais informações no site oficial do museu.

5. Conheça o Jardim Botânico

Curitiba possui diversos espaços lindos. No entanto, o Jardim Botânico de Curitiba é o grande cartão postal da cidade. A charmosa cúpula de vidro que decora o centro do parque é inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O local atrai um grande número de visitantes que aproveita os jardins internos e externos para um delicioso passeio. Experimente fazer um piquenique, especialmente ao entardecer, quando a cúpula de vidro fica ainda mais bonita.

6. Vá ao Mercado Municipal de Curitiba

Engana-se quem pensa que o Mercado Municipal de Curitiba é só um apanhado de barraquinhas que vendem frutas e verduras. O local é um verdadeiro passeio e um deleite ao paladar. Aqui você pode se deliciar com diversos tipos de comida e ainda levar pra casa alguns quitutes regionais. Frequentemente o Mercado Municipal tem oficinais de gastronomia. Fique de olho no site oficial.

7. Visite os parques da cidade

Curitiba conta com mais de 30 parques e bosques. A cidade possui mais de 60 m² de área verde para cada habitante. O maior parque da capital paranaense é o Parque Barigui. O local conta com 1,4 milhão de m² de área. Ao caminhar ou pedalar por aqui você ainda terá a oportunidade de conhecer as simpáticas capivaras, marca registrada da cidade. Ao entardecer, a dica é relaxar e ver o reflexo dos prédios no lago. Além do parque Barigui, vale a pena conhecer o Parque Tingui, Bosque do Papa, Parque São Lourenço e o Bosque Zaninelli.

8. Veja o entardecer no Parque Tanguá

Com 235 mil m² o Parque Tanguá oferece uma vista privilegiada do entardecer de Curitiba. Se você quiser um local especial para ver o pôr do sol, o Tanguá o ponto ideal. O edifício, em forma de semicírculo e com uma passarela suspensa, à beira de uma antiga pedreira, tem um mirante que permite curtir o espetáculo e registrar o momento em muitas fotos.

9. Visite o Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão possui um dos mais belos mirantes de Curitiba. Do alto é possível observar a cidade que cresceu junto à exuberante Serra do Mar. O local impressiona tanto pela natureza quanto pelas construções. Um detalhe especial do Bosque que agrada especialmente as crianças é uma trilha no meio da mata fechada que conta a história de João e Maria, conto famoso dos Irmãos Grimm. No local ainda há uma sala de leitura onde as crianças podem ouvir outras histórias.

10. Suba na Torre Panorâmica

A Torre Panorâmica de Curitiba tem uma bela vista do alto da cidade. A torre tem mais de 100 metros de altura e um visual de 360º para você observar a capital paranaense. Se o dia estiver bonito, vale a pena curtir o pôr do sol.

11. Visite a Ópera de Arame e o Parque das Pedreiras

A arquitetura da Ópera de Arame está entre as mais famosas de Curitiba. A grande cúpula de estrutura tubular e vidro serve como palco para espetáculos dos mais variados estilos. Ao lado da Ópera de Arame está o Parque das Pedreiras, local que se encontra a lendária Pedreira Paulo Leminski. A Pedreira já recebeu inúmeras atrações como José Carreras, Paul McCartney, Ramones, Bon Jovi, AC/DC, David Bowie, Pearl Jam, The Black Eyed Peas, Roberto Carlos, Kiss, Katy Perry, Elton John, Ed Sheeran, Foo Fighters e Ozzy Osbourne.

12. Passeie pela Rua das Flores

Localizada no coração de Curitiba, a Rua XV de Novembro (Rua das Flores para os íntimos) foi a primeira grande avenida do Brasil a ser destinada apenas para pedestres. O local é muito movimentado e possui diversas lojas, restaurantes e cafés. Na época de Natal ocorre a tradicional apresentação do coral das crianças nas janelas do Palácio Avenida.

13. Visite o Museu Paranaense

Inaugurado em 1876 o Museu Paranaense reserva um acerto que conta a história do estado do Paraná. São mais de 400 mil itens que narram a história local. O edifício do Palácio São Francisco, onde funciona hoje o museu, já vale a visita pela linda arquitetura.

14. Aprofunde-se na história visitando o Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto lembra os momentos de terror passados pelos povos perseguidos durante a 2ª Guerra Mundial. Com o objetivo de levar os visitantes a uma reflexão sobre a intolerância o Museu do Holocausto é o primeiro do gênero no Brasil e conta com um acervo de objetos e fotografias das pessoas que viveram aqueles anos de guerra.

15. Engorde!

Curitiba não tem mar, mas tem bar! Pela cidade estão espalhados diversos bares e restaurantes que servem os mais inúmeros pratos. Dentre as iguarias tradicionais da cidade estão o pão com bolinho e a carne de onça (um prato que leva carne bovina crua e temperada). A capital paranaense também é referência na produção de cerveja artesanal e há vários locais da cidade que oferecem bebidas premiadas. Outro local que merece ser visitado é o tradicional bairro de Santa Felicidade A região, colonizada por italianos, oferece refeições fartas e repletos de massas, polentas e frango.

Veja também: lugares para visitar próximos a Curitiba e mais lugares para conhecer perto de Curitiba.