Tiradentes

19/03/2021

Tiradentes é uma das cidades mais famosas de Minas Gerais. O município histórico explodiu no auge da época da mineração e entrou em declínio até meados dos anos 80, quando finalmente foi redescoberto como destino turístico. A pequena cidade mineira é um dos locais históricos mais bem preservados do país.

Inicialmente chamada de São José a cidade foi rebatizada de Tiradentes em homenagem ao famosos incontinente mineiro. Tiradentes possui ruas estreitas, calçamentos de pedra e um contraste entre os casarios coloniais e várias igrejas barrocas.

Durante a noite a luz branda acompanha o clima pacato da cidade. Essa atmosfera fez com que Tiradentes virasse um dos destinos perfeito para casais que querem aproveitar dias românticos. A cidade ainda tem ótimas pousadas, inúmeros ateliês de arte e uma excelente gastronomia.

Todos os passeios no Centro Histórico de Tiradentes começam no Largo das Forras. Essa enorme praça é cercada por bares, restaurantes e lojas de artesanato. Nesse local também está o Centro de Atendimento ao Turista. Nessa região você ainda encontrará charretes que fazem passeios pela redondeza. Essa é uma ótima opção para quem deseja conhecer a cidade e não gosta muito de caminhar subindo e descendo ladeiras. Outra dica no Centro Histórico é fazer um tour guiado. Nesse passeio você conhecerá muitas histórias da região e diversas curiosidades.

Perto do Lago das Forras está a igreja Matriz de Santo Antônio. Ela é o cartão postal de Tiradentes e uma das igrejas mais bonitas do Brasil. A Matriz de Santo Antônio está em cima de um morro e é abraçada pela Serra de São José. A belíssima fachada esconde um luxuoso interior com mais de 480 quilos de ouro.

Outro ponto que deve fazer parte do seu roteiro é o Santuário da Santíssima Trindade. A construção foi erguida em 1810 e restaurada em 2018. Entre maio e junho acontece a festa do Pai Eterno, com direito a missas festivas e procissão. Já a Capela de Nossa Senhora das Mercês possui um enorme gramado que lota nos finais de semana. O mais curioso dessa igreja é que ela é rodeada por túmulos onde descansam as pessoas pertencentes à comunidade local.

Além das igrejas, Tiradentes possui diversos museus. Um dos mais legais é o Museu da Liturgia, que funciona em um casarão colonial e contrasta com atrações modernas que inclui terminais multimídia e instalações audiovisuais. Já o Museu Casa Padre Toledo é um dos casarões mais importantes da cidade. Lá aconteceu a primeira reunião dos inconfidentes em 1788.

Além do charme histórico, diversas igrejas, construções e museus, Tiradentes possui uma agenda de eventos anuais fantástica. São cerca de 15 festivais que reunem diferentes públicos. Os principais eventos da cidade são o festival de cinema, que acontece em janeiro; o festival de fotografia que rola em março; o encontro de motociclistas que acontece em junho; o festival gastronômico em agosto e o festival de artes em setembro. Há ainda eventos de Páscoa e projetos bem peculiares, como um passeio noturno para contar os causos de assombração. Dentre os passeios, ainda para visitar uma mina de ouro. É uma experiência incrível.

Tiradentes é um passeio fantástico para o final de semana ou feriado curto. A pequena e encantadora cidade irá te surpreender com atrações históricas, um clima único, eventos sensacionais e um ambiente acolhedor.