Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Vai comprar patês prontos? Prefira os de ricota e busque os com menos sódio 

Os patês são pra lá de versáteis, podem ser feitos com os mais diversos ingredientes e entrar em cena em muitas situações, como para acompanhar torradinhas em uma mesa de aperitivo, deixar um sanduíche mais gostoso ou mesmo dar um toque especial a uma refeição. Prepará-los em casa é sempre o mais indicado, já que utilizamos apenas ingredientes naturais e podemos pegar leve em elementos que acabam deixando a receita mais engordativa, como a maionese.

Mas, para facilitar a vida, muita gente acaba preferindo comprar a mistura pronta no supermercado, o que não é um problema se alguns cuidados forem tomados. Veja quais são a seguir:

Pegue leve nos feitos com embutidos

Eles têm nitritos e nitratos, substâncias que são potencialmente cancerígenas se consumidas em quantidades muito grandes. Portanto, pode consumir, mas pequenas quantidades ao dia.

Os de peixe são benéficos para a saúde do coração

As versões feitas com sardinha e atum são ricas em ômega 3, um tipo de gordura com ação anti-inflamatória que protege esse órgão e ainda é boa para o cérebro e a visão.

Os produtos de azeitona também ajudam a manter a saúde do peito em dia

Isso porque, eles contam com ômega 9, outra gordura que é amiga do coração. Além disso, esse ingrediente tem ação antioxidante e muitas fibras, o que melhora o funcionamento intestinal e aumenta a saciedade. Mas é preciso ter cuidado com as quantidades, pois, como a azeitona costuma ficar estocada em salmoura, acaba tendo muito sódio.

Gosta de patê de queijo? Então prefira os de ricota

Além de ser um tipo bem menos gorduroso do alimento, ela permite muitas variações de sabor com a adição de elementos saudáveis, como ervas, vegetais e alho.

Confira a lista de ingredientes

Quanto menos itens ela tiver, melhor. Também é importante ter em mente que ela é apresentada em ordem decrescente, ou seja, os que aparecem no início são os que estão presentes em maior quantidade. Por fim, cheque se há muitos elementos artificiais, como corantes, acidulantes, conservantes, etc.

Compare as tabelas nutricionais

Depois disso, opte pelos produtos com quantidades menores de sódio e de gordura.

Nunca guarde latas abertas na geladeira

Se o alimento não for consumido totalmente, ele deve ser acondicionado em um recipiente de vidro tampado, pois o metal pode oxidar e estragar o que sobrou dele. Além disso, é importante que ele não fique estocado por muito tempo, pois, como já entrou em contato com o ar, estraga muito rapidamente.

Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba