Revista Vertical

Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba

Veja as causas e como tratar as pernas inchadas

As pernas inchadas geralmente são provocadas pelo acúmulo de líquidos e, neste caso, são mais comuns no final do dia ou surgem com o envelhecimento devido à má circulação.

No entanto, as pernas inchadas também podem ser provocadas por inflamações devido a pancadas ou doenças, mas, nestes casos normalmente o inchaço é acompanhado de dor intensa e dificuldade para mexer a perna, por exemplo.

Assim, é importante consultar um clínico geral sempre que o inchaço nas pernas não melhora de um dia para o outro ou provoca dor muito forte, uma vez que pode ser sinal de algum problema de saúde que deve ser tratado adequadamente.

Pernas inchadas por acúmulo de líquidos

O tipo mais comum de inchaço nas pernas é provocado pelo acúmulo de líquidos, que pode ser provocado por:

1. Ficar muito tempo de pé ou sentado

Estar muito tempo de pé durante o dia ou passar várias horas sentado, especialmente com as pernas cruzadas, dificulta o trabalho das veias das pernas para transportar o sangue de volta para o coração e, por isso, o sangue acumula-se nas pernas, aumentando o inchaço durante o dia.

  • Como tratar: evitar ficar mais de 2 horas de pé ou sentado, fazendo pequenos intervalos para fazer alongamentos e movimentar as pernas. No final do dia, pode-se ainda fazer uma massagem nas pernas ou elevá-las acima do nível do coração para facilitar a circulação.

2. Gravidez

A gravidez é uma das principais causas de pernas inchadas em mulheres entre os 20 e os 40 anos, pois, nesta fase da vida da mulher, há aumento da quantidade de sangue no organismo. Além disso, o crescimento do útero também dificulta a circulação de sangue nas pernas, promovendo o seu acúmulo, especialmente após o 5º mês de gestação.

  • Como tratar: é recomendado utilizar meias de descanso e fazer caminhadas leves durante dia para promover a circulação sanguínea.

3. Envelhecimento

O inchaço nas pernas é mias frequente em pessoas idosas e isso acontece porque com o avanço da idade as válvulas presentes nas veias das pernas, e que ajudam o sangue a circular, se vão tornando mais fracas, dificultando o retorno do sangue para o coração e provocando o seu acúmulo nas pernas.

  • Como tratar: evitar estar muito tempo sentado ou de pé, fazendo pequenos intervalos durante o dia para elevar as pernas. Além disso, quando o inchaço é muito grande pode ser necessário consultar o clinico geral para tomar remédios que ajudam a eliminar o excesso de líquidos, como Furosemida.

4. Uso de remédios

Alguns remédios utilizados no tratamento de diabetes, pressão alta ou da dor, como Ibuprofeno ou Naproxeno, podem facilitar o acúmulo de líquidos nas pernas.

  • Como tratar: deve-se consultar o médico que prescreveu o medicamento para mudar o tipo de remédio, caso o inchaço surja após começar a tomar este tipo de remédios.

5. Doenças

Embora seja mais raro, algumas doenças podem provocar o acúmulo de líquidos nas pernas. Alguns exemplos são insuficiência cardíaca, problemas renais ou doenças no fígado.

  • Como tratar: deve-se consultar o clínico geral caso surjam outros sintomas como cansaço excessivo, alterações na urina ou dor abdominal, por exemplo, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Vertical
 
Leitores
 
Conheça o Cemitério Vertical de Curitiba